EDITAL Nº 43/2019 – PROJETO “Finanças Verdes e a Transformação da Propriedade no Brasil” – Bolsa de Pesquisa – Início

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, com o objetivo de apoiar o projeto Finanças Verdes e a Transformação da Propriedade no Brasil, referente ao Termo de Cooperação firmado entre Unifesp – campus Osasco e University of Bristol (Reino Unido), registrados sob o processo administrativo nº 23089.001318/2018-28 – subprocesso nº NAF2R2/100-24, torna pública a abertura da inscrição destinada a selecionar recursos humanos para apoio técnico-administrativo do referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 

Cargo/Função Carga horária Qtd. Valor Duração           Escolaridade e Requisitos
Assistente de Pesquisa/Pós-Graduação 12h semanais 01 R$ 1.445,85
Mensal
12 meses Ter concluído ou estar regularmente matriculado(a) em um curso de pós-graduação (mestrado ou doutorado) nas áreas das ciências sociais aplicadas, tais como direito, economia, sociologia, relações internacionais e administração;

Excelente capacidade de comunicação oral e escrita em português;

Boa capacidade de leitura de textos em inglês;

Interesse em desenvolver pesquisa interdisciplinar sobre finanças sustentáveis, financiamento da economia de baixo carbono, financeirização do meio ambiente e temas correlatos;

Disponibilidade para iniciar as atividades imediatamente após o processo seletivo.

 

 

1- Do projeto

1.1 O projeto “Finanças Verdes e a Transformação da Propriedade no Brasil: construindo novo conhecimento teórico e empírico” abarca atividades de pesquisa e extensão realizadas em cooperação entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Osasco e a University of Bristol, no Reino Unido, e conta com financiamento do Newton Fund da British Academy, obtido no âmbito do edital “Newton Advanced Fellowship 2017 Round 3”.

 

1.2 O principal objetivo do projeto é contribuir na produção e difusão de conhecimento sobre as “finanças verdes” no Brasil – com foco nos chamados green bonds (títulos verdes) –, suas condicionantes institucionais, econômicas e regulatórias, dinâmica de funcionamento e impactos socioambientais.

 

1.3 O projeto tem natureza interdisciplinar, combinando ferramentais teóricos e metodológicos do direito, da economia, das ciências sociais, das relações internacionais e das ciências ambientais e abarca a realização as seguintes atividades:

 

1.3.1 Treinamento e Desenvolvimento: (i) desenvolvimento teórico e metodológico dos(as) integrantes do projeto na temática das finanças verdes a partir da colaboração com outros(as) pesquisadores, sociedade civil e gestores(as) de políticas públicas; (ii) formação e sensibilização de outros atores, para além do projeto, na temática estudada, sobretudo atores da sociedade civil engajados nas áreas impactadas pelas finanças verdes; e (iii) eventos de difusão científica, em interlocução com acadêmicos(as) interessados(as) no tema e comunidade em geral;

 

1.3.2 Pesquisa: produção de conhecimento teórico e empírico sobre as “finanças verdes”, sua regulação e impactos no Brasil, com foco nos “green bonds” (títulos verdes).

 

1.4 Mais informações sobre o escopo do projeto podem ser encontradas no artigo “Green bonds: desafios regulatórios e uma agenda de pesquisa”, de autoria da equipe responsável pelo projeto, disponível em: www.jota.info/tributos-e-empresas/regulacao/green-bonds-desafios-regulatorios-e-uma-agenda-de-pesquisa-20122018

 

2- Atribuições dos(as) Assistentes de Pesquisa:

2.1 Participar do planejamento, elaboração e execução das atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao Projeto;

2.2 Coletar, organizar e analisar dados sobre as finanças verdes;

2.3 Apoiar a realização de estudos de caso;

2.3 Realizar pesquisa bibliográfica sobre as finanças verdes em repositórios nacionais e internacionais;

2.4 Apoiar a produção de estudos, relatórios de pesquisa e artigos científicos;

2.5 Apoiar a concepção, organização e execução de eventos de extensão realizados no âmbito do projeto;

2.6 Alimentar o site institucional e as redes sociais do projeto para difusão do conhecimento produzido;

2.7 Participar das reuniões do projeto.

 

3- Dedicação ao Projeto:

 3.1 A bolsa demanda dedicação de 12 (doze) horas semanais ao Projeto, durante todo o período de vigência.

3.2 O(a) assistente de pesquisa desempenhará suas funções sob a coordenação do Professor Iagê Zendron Miola, responsável pelo Projeto.

3.3 A maior parte das atividades do projeto pode ser realizada remotamente. Espera-se, contudo, disponibilidade para atividades ocasionais no campus Osasco da Unifesp e para realização de pesquisa de campo.

3.4 A data prevista para o início das atividades é o dia 02/09/2019.

 

4- Das inscrições:

 4.1 Período de inscrição: 26/07/2019 a 11/08/2019;

4.2 As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível neste link: https://forms.gle/vAUHKZotXB7DZXuC6.

4.3 Além de preencher o formulário, o(a) candidato(a) deve enviar um e-mail com o assunto “Edital n. 43/2019 – Nome do Candidato” para iage.miola@unifesp.br (com cópia para recrutamento@fapunifesp.edu.br) contendo:

4.3.1 Currículo Lattes (formato pdf); e

4.3.2 Comprovante de matrícula em programa de pós-graduação, ou diploma de mestrado ou de doutorado (formato pdf). Alternativamente ao diploma, será aceita a ata de defesa da dissertação ou da tese.

4.4 A inscrição só será considerada completa com o preenchimento do formulário e o envio dos documentos do item anterior por e-mail.

 

5- Do processo seletivo:

 5.1 O processo seletivo será realizado em duas fases:

 

1° Fase (eliminatória)

Análise do Formulário de Inscrição a partir do perfil e dos requisitos descritos neste edital

 

 

2° Fase (eliminatória)

Entrevista: candidatos(as) aprovados(as) na primeira fase serão convocados(as) para serem entrevistados(as) pela comissão de seleção.

 

6- Do cronograma:

 6.1 Período de inscrição: 26/07/2019 a 11/08/2019;

6.2 Divulgação da lista dos candidatos selecionados na 1ª fase: a partir de 16/08/2019;

6.3 Realização das entrevistas: a partir de 19/08/2019, em horário a ser comunicado por e-mail aos(às) candidatos(as) selecionados(as);

6.4 Divulgação do resultado final: a partir de 26/08/2019.

6.5 A divulgação dos resultados de cada fase ocorrerá exclusivamente no Portal da Fap-Unifesp – www.fapunifesp.edu.br.

 

7- Da Concessão da Bolsa:

 7.1 Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa de Pesquisa, a ser disponibilizado pela FapUnifesp.

7.2 Haverá possibilidade de prorrogação do contrato, em caso de prorrogação da vigência do projeto.

 

8- Da cláusula de Reserva:

 8.1 A Coordenação do Projeto e a Fap-Unifesp reservam o direito de resolver, de comum acordo, os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital;

8.2 A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Fap-Unifesp, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza;

8.3 A interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverá ser realizada pessoalmente ou por procuração pública e entregue em duas vias (original e cópia) no RH da Fap-Unifesp – Rua Dr. Diogo de Faria, n ° 1087 – 8º andar – Vila Clementino/São Paulo/SP, até o próximo dia útil subsequente à publicação dos resultados, no horário das 09h00min às 12h00min e das 13h00min às 16h00min (horário de Brasília). Não há expediente na Fap aos sábados e domingos.

8.4 Os recursos serão apreciados pela Comissão de Seleção, que decidirá, soberanamente, pelo deferimento ou indeferimento do mesmo.

8.5 Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.6 Não será aceita interposição de recursos por via postal, fac-símile, e-mail, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

 

 

São Paulo, 26 de julho de 2019.