Congresso Olímpico começa quarta-feira (31/8), em Santos

Mais de 2 mil metros quadrados de estrutura, entre salas, auditórios, palcos, está sendo erguida. Equipes de montagem trabalham sem parar nesses dias que antecedem o início da Conferência. Organização prevê a participação de mais de 1.500 pessoas, de todo o mundo

Santos, 30 de agosto de 2016 – Chegaram à reta final os preparativos da montagem da 3ª Convenção Internacional sobre Ciências, Educação e Medicina do Esporte (ICSEMIS). Uma estrutura de mais de dois mil metros quadrados está sendo erguida no Mendes Convention Center, em Santos, para abrigar todos os estandes, palcos e salas de reunião da Convenção. Mais de 1.500 participantes, de todo o mundo, são esperados.

“O evento é organizado, como parceria, entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Comitê Paralímpico Internacional, Federação Internacional de Medicina do Esporte e Conselho Internacional de Ciências do Esporte e da Educação Física”, pontua profa. Soraya Smaili, Reitora da Unifesp. “Esse encontro reúne especialistas, de distintas origens, dos mais diversos setores profissionais e acadêmicos ligados à ciência e educação desportiva. É uma oportunidade única para troca de informação”, acrescenta.

Este ano, seu tema é: “Diga sim para a diversidade no esporte”. A partir desse assunto, serão organizadas apresentações de trabalho científico, exposições de produtos e equipamentos relacionados à medicina esportiva. Haverá, ainda, demonstrações e tutoriais de técnicas específicas de trabalho e prática de treinos desportivos.

O ICSEMIS 2016 terá início em 31 de agosto (quarta-feira) e vai até o domingo, 4 de setembro, na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. Interessados podem se inscrever pelo: http://www.icsemis2016.org/.

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo é a instância responsável pela organização, compra e acompanhamento do processo de montagem, além da contratação de mão de obra especializada.

HISTÓRIA

Criado em 2006 pelo Conselho Internacional de Ciências do Desporto e Educação Física, Comitê Olímpico Internacional, Comitê Paralímpico Internacional e Federação Internacional de Medicina do Esporte, o ICSEMIS surgiu como uma proposta de ser uma conferência multidisciplinar sobre Ciência, Educação e Medicina do Desporto.

Sua primeira edição foi realizada, em 2008, na cidade de Guangzhou, China. Na ocasião, o principal tema do encontro foi: “Ciências do Desporto e Sociedade Harmoniosa no século 21″. Em 2012, aconteceu em Glasgow, no Reino Unido, a sua segunda edição, sob o tema: “Esporte… Inspirando um legado de aprendizado”.