Festival de Documentários Jovem.doc tem início
Até dia 27 de abril, serão apresentados 10 documentários. As sessões acontecem na Cinemateca Brasileira e são gratuitas.
São Paulo, 26 de abril de 2017 – Aconteceu na noite do dia 25 de abril a abertura das apresentações dos documentários de curta-metragem do Projeto Jovem.Doc. “A Batalha de São Bráz” e “Enquadro” foram os dois filmes escolhidos para serem exibidos na estreia da Mostra. Na plateia, professores da Unifesp, diretores dos documentários, roteiristas, entre outros profissionais de cinema.

Gabriela de Brelàz, Assessora de Relação Institucional Externa da Unifesp; Jane Zveiter de Moraes, Presidente das FapUnifesp; Clélia Rejane Antonio-Bertoncini, Coordenadora do Projeto Jovem.Doc; Regiane Sabatini, Supervisora de Contratos e Convênios da FapUnifesp; Magnus Regios Dias da Silva, Pró Reitor Adjunto de Extensão e Cultura
“Esse projeto é um lindo fruto. Retrata o que a juventude vê sobre jovens em situação de vulnerabilidade ou exclusão social”, comenta Profa. Clélia Rejane Antonio-Bertoncini, Coordenadora do Projeto.
“A estética diferenciada dos filmes, longe da visão comercial é o diferencial dos projetos. Retoma a origem do cinema no Brasil”, acredita Leandro Pardi, Coordenador de Difusão e Acesso da Cinemateca.
O edital que viabilizou o projeto selecionou 10 propostas de documentários. Cada um dos escolhidos foi contemplado com R$ 100 mil para a realização da produção do filme. Pelo edital, só estavam aptos a concorrer brasileiros entre 18 e 29 anos.
OPORTUNIDADE
Em discurso, uma das jovens contempladas no Projeto, Ana Carulina Roelis, diretora do “Confirmou Presença”, ressaltou a importância do projeto em sua vida. “Sou de Cuiabá, cidade do interior do Brasil, sem recursos audiovisuais. Ter a oportunidade de dirigir um documentário como diretora-executiva, contando com câmeras de primeira qualidade, era inimaginável. Fazer parte do projeto é um excelente portfólio. Já me abriu portas.” Ao lado de Ana Carulina, estava presente, também, Jorge Antônio, roteirista de “Confirmou Presença”.
O projeto Jovem.doc é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Universidade Federal de São Paulo. Foi gerenciado pela Fundação de Apoio à Unifesp e viabilizado pela Cinemateca Brasileira. No total, a FapUnifesp gerenciou R$ 1.5 milhão, verba destinada ao pagamento dos custos de produção e logística para realização dos documentários. “Foi uma satisfação participar desse projeto de incentivo ao desenvolvimento social e cultural de nosso país”, comentou a Diretora Presidente da Fundação, Profa. Jane Zveiter de Moraes. “Parabenizo os participantes do projeto pelo talento e criatividade”, completou.
Serviço:
Detalhes da exibição dos documentários na Cinemateca, que vai até 27 de abril, podem ser acessados pelo: http://www.cinemateca.gov.br/ ou ainda no: (11) 3512.6111. A Cinemateca está localizada no Largo Senador Raul Cardoso, n. 207, Vila Clementino, zona Sul de São Paulo.