Edital nº 46/2014 – INÍCIO

EDITAL Nº 46/2014 – Edital de Processo Seletivo para a seleção de alunos para pesquisa no Projeto Getty, para o desenvolvimento do Projeto: “Elaboração de Pesquisa e Desenvolvimento de Atividades entorno dos conceitos do Barroco e Neobarroco na América Latina”.

 

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – Fap-Unifesp,com o objeto selecionar alunos para o desenvolvimento do Projeto “Elaboração de Pesquisa e Desenvolvimento de Atividades entorno dos conceitos do Barroco e Neobarroco na América Latina” convida os interessados em participar de processo seletivo, conforme os seguintes dados.

 

 

Processo de seleção de alunos para o projeto Barroco Global

 

 

1. Objetivo e atividades a serem desenvolvidas no projeto:

A UC eletiva “Artes na América Latina: aproximações entre Brasil e México – do Barroco ao Século XX”, proposta neste segundo semestre de 2014 pelo curso de História da Arte, está associada a um projeto de investigação conjunta entre a Universidade de Zurique e a UNIFESP e que conta com o apoio da Fundação Getty, intitulado "Barroco Global: abordagens transculturais e trans-históricas para a América Latina". Seu objetivo é, entre outros, aprofundar os debates acerca do contexto cultural do discurso barroco estendido para as esferas de influência dos Impérios Português e Espanhol desde o início da Era Moderna e sua produção de material artístico-visual. Fruto da iniciativa dos professores Tristan Weddigen e Jens Baumgarten, o projeto tem como escopo a redefinição do campo investigativo do assim chamado período Barroco, compreendido como primeiro momento privilegiado de contraste e superposição – em escala mundial – de formas artísticas ocidentais e analisá-lo como modelo de globalização da arte e da história da arte que interliga o início da Era Moderna e os Períodos Moderno e Contemporâneo.

 

Será realizado um processo seletivo para a escolha de 08 (oito) – com possibilidade de extensão para 10 (dez) – estudantes dos cursos de Graduação e Pós-graduação em História da Arte que tomarão parte em uma viagem de estudos ao México entre novembro e dezembro de 2014. Além de tomar parte da excursão programada, os alunos selecionados deverão participar das atividades relativas ao Projeto, elaborar um trabalho que será apresentado em um dos dias da excursão, e preparar, posteriormente, relatórios de viagem em que apresentem as impressões pessoais e demonstrem sua compreensão dos fenômenos artísticos analisados. Os selecionados também deverão cursar a UC eletiva “Artes na América Latina: aproximações entre Brasil e México – do Barroco ao Século XX”, bem como participar do grupo de estudos "Barroco e Neobarroco na América Latina". Os benefícios oferecidos incluirão itens como as passagens aéreas e o custeio de hospedagem pelos dias de viagem. As providências referentes a passaporte, visto, seguro saúde para viagem e vacinação, são totalmente de responsabilidade dos estudantes e por eles custeadas com recursos próprios. Os participantes receberão, a seu tempo, informações precisas sobre a preparação destes relatórios bem como de outras peças escritas que lhes venham a ser solicitadas.

 

 

2. DO NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas oferecido é de 08 (oito) com possibilidade de extensão para 10 (dez) a partir da lista de espera, de acordo com o orçamento pré-fixado do Projeto e a variação dos valores das passagens aéreas.

 

 

3. DAS INSCRIÇÕES

Os interessados deverão encaminhar suas inscrições entre dia 25 de agosto e dia 29 de agosto de 2014 (das 08h00min às 16h30min) impreterivelmente e entregar pessoalmente ao Departamento de Recursos Humanos da FapUnifesp no endereço Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 – conj. 801 – Vila Clementino – São Paulo – SP, os seguintes documentos: formulário abaixo preenchido, CV e histórico escolar impresso (versão online).

Dados do Candidato

Nome completo do Aluno

 

Número do Crachá do Aluno

 

CPF próprio do Aluno

 

RG (ou RNE)

 

Data de expedição do RG

 

Órgão expedidor

 

Sexo

(  ) Masculino

(  ) Feminino

Nacionalidade

 

Naturalidade (município)

 

Estado nascimento (sigla)

 

Data de nascimento

 

Curso

(  ) Graduação em História da Arte

(  ) Pós-graduação em História da Arte

Série atual (ano letivo 2014)

 

Contato do Candidato

Endereço – Logradouro

 

Número

 

Complemento

 

CEP

 

Bairro

 

Cidade

 

Estado (sigla)

 

Telefone fixo

 

Telefone celular

 

E-mail

 

 

 

 

4. DA AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será realizado nas seguintes etapas:

1) Avaliação do currículo do aluno e de seu histórico ao longo do curso de História da Arte.

2) Prova escrita, de caráter eliminatório, a ser aplicada aos alunos inscritos, no dia 01 de setembro de 2014 entre as 10h00min e 12h00min, que constará de uma questão discursiva que combine problemas teóricos referentes ao período artístico sob estudo e análise visual de obra a ser proposta. O local da prova será no Campus Provisório de Guarulhos em sala de aula a ser informada oportunamente.

3) Tradução de texto em inglês, francês ou alemão, à escolha do candidato. Será permitido o uso de dicionário bilíngüe. O exame não terá caráter eliminatório, mas classificatório. Dificuldades de comunicação entre os participantes, durante a viagem de estudos, poderão ser superadas com o auxílio dos supervisores do grupo, portanto o exame de tradução não deverá ser tomado como impedimento para a inscrição dos candidatos. A tradução será realizada juntamente com a prova escrita, no dia 01 de setembro de 2014 entre as 10h00min e 12h00min.

4) Entrevista com os candidatos aprovados nos itens acima, em que se avaliará o interesse e envolvimento do aluno com o tema de investigação proposto bem como suas perspectivas de desenvolvimento de projetos de pesquisa ligadas ao tema. A banca examinadora poderá elaborar perguntas relacionadas aos exames precedentes de modo a esclarecer pontos que tenham suscitado dúvida entre os seus membros. A entrevista será efetuada durante o dia 01 de setembro de 2014 no período vespertino, em sala de aula a ser informada oportunamente, no Campus Provisório Guarulhos.

 

 

5. DA BANCA EXAMINADORA

A banca examinadora será composta por 2 (dois) membros associados ao projeto Barroco Global, e 1 (um) representante externo, selecionado entre os membros dos demais departamentos da EFLCH. A decisão da banca deverá será divulgada ao final das etapas de avaliação. O conteúdo de cada prova deverá ser de acesso público.

 

 

6. DOS RESULTADOS

6.1. Todas as divulgações serão disponibilizadas no Portal da Fap-Unifesp http://www.fapunifesp.edu.br/, cabendo aos candidatos a inteira responsabilidade de informar-se sobre os mesmos.

O resultado da prova escrita e da tradução será também afixada em 01 de setembro de 2014, à tarde, bem como os horários das entrevistas.

O resultado final será afixado após o termino das entrevistas, no dia 01 de setembro de 2014.

 

 

7. Da Cláusula de Reserva

7.1. A Fap-Unifesp reserva o direito de resolver, soberanamente, os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital;

7.2. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Fap-Unifesp, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza, e

7.3. Interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverão ser requeridos, pessoalmente ou por procuração pública, e entregues em duas vias (original e cópia) na Fap-Unifesp – Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 – 7º. Andar – sala 801 – Vila Clementino/São Paulo/SP, após a publicação dos resultados, até o dia 02/09/2014, no horário das 09h00min às 12h00min e das 13h00min às 16h00min (horário de Brasília). Não há expediente na Fap nos sábados e domingos. Os recursos serão apreciados pela Comissão de Consultores, que decidirá, soberanamente, pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

Não será aceita interposição de recursos por via postal, fac-simile, e-mail, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

 

 

8. Das Informações adicionais

Esclarecimentos sobre este Edital poderão ser obtidos na Fap-Unifesp exclusivamente por meio eletrônico, no e-mail jens.baumgarten@unifesp.br, até a data final do processo de seleção.