Edital nº 39/2014 – INÍCIO

EDITAL Nº 39/2014 – PROJETO MAIS CULTURA – BOLSISTAS

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – Fap-Unifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Contrato nº 314/2013, com o objetivo de apoiar o projeto "Mais Cultura nas Escolas", referente ao Termo de Cooperação nº 17.771, firmado entre o Ministério da Educação e a UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, torna pública a abertura da inscrição destinada a selecionar bolsistas para atuar na identificação e análise de projetos culturais realizados em parceria com escolas públicas.

 

 

         O presente Edital consiste na seleção de 20 (vinte) bolsistas que irão atuar na 1ª. fase no Projeto “Mais Cultura nas Escolas: Promoção do diálogo entre iniciativas culturais e a educação formal”.

 

         O projeto consiste no desenvolvimento de estudos, pesquisas, produção e divulgação de informações, conhecimentos tecnológicos e científicos, assim como metodologias que promovam o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso na comunidade local e o projeto pedagógico de escolas públicas de Educação Integral. Pretende-se, também, contribuir com a elaboração de indicadores, quantitativos e qualitativos, que possam subsidiar políticas públicas de cultura e educação na implementação da educação em tempo integral no Brasil.

 

Durante o período de 03 meses, os bolsistas selecionados desenvolverão atividades de avaliação, sistematização e categorização de projetos culturais a serem implementados em escolas públicas.

 

Ao final desta etapa de 03 meses, a coordenação do projeto selecionará 10 (dez) bolsistas, dentre os 20 (vinte) participantes da 1a. fase, para continuar a atuar na etapa seguinte – Acompanhamento e avaliação do desenvolvimento dos projetos culturais nas escolas públicas, com duração de 07 (sete) meses.

 

         A realização do presente edital atende a solicitação da Proex/UNIFESP ofício no. 26/2014 em relação ao ajuste dos valores de bolsas a serem pagos às tabelas e indicações observadas por esta universidade.

 

 

Número de Vagas Oferecidas

20 (vinte) vagas.

 

 

Valor da Bolsa

R$750,00 (setecentos e cinquenta reais).

 

 

Dedicação

20 (vinte) horas semanais.

 

 

Duração da bolsa

03 (três) meses.

 

 

Das Inscrições

Estão habilitados à inscrição os alunos:

a) regularmente matriculados nos cursos de graduação da EFLCH;

b) com graduação em curso durante todo o período de duração e vigência do projeto (conclusão de curso prevista para data posterior o segundo semestre de 2015). Casos específicos acerca das datas de conclusão do curso e sua adequação ao plano de trabalho do projeto serão analisados pela banca avaliadora.

c) Os alunos aprovados nos editais anteriores do Projeto “Mais Cultura nas Escolas” podem se inscrever novamente.

d) Os alunos inscritos e não aprovados nos processos seletivos anteriores do Projeto Mais Cultura nas Escolas podem se inscrever novamente.

 

 

Prazo para Inscrições

De 08 de julho a 17 de julho de 2014.

 

 

Realização das inscrições

Exclusivamente por email: contatoiniciativas@gmail.com

Enviar por email o currículo, o histórico escolar da graduação (ou atestado de matrícula para os alunos do 1o. termo, ingressantes semestre de 2014) e a ficha de inscrição preenchida.

 

 

Da concessão das bolsas

Não é permitido acumular bolsas de natureza acadêmica ou possuir vínculo empregatício. Estudantes com bolsas sociais (alimentação, transporte, moradia e creche) podem concorrer sem restrições.

As bolsas serão pagas em depósito bancário na conta corrente de titularidade do estudante e no banco sugerido pela Fap-Unifesp.

 

 

Do Processo de Seleção dos bolsistas

O processo de seleção será composto pelas seguintes fases:

 

1) 1ª. fase:

Avaliação do currículo do aluno e de seu histórico escolar. Esta etapa é eliminatória para a sequência do processo de seleção. A lista de aprovados para a próxima etapa será divulgada no dia 18 de julho de 2014 por e-mail e afixada junto à sala da secretaria de História da Arte

 

2) 2ª. fase:

Será realizada na EFLCH da UNIFESP em sala a ser divulgada no momento imediatamente anterior ao exame.

– A prova escrita será aplicada no dia 22 julho de 2014, às 10h30, aos alunos aprovados na primeira fase e constará de redação dissertativa sobre a temática cultura e educação*.

Nesta etapa serão avaliadas as capacidades de sistematização de conhecimentos e comunicação de conteúdos.

 

* Vide bibliografia sugerida no final do texto deste edital, que poderá ser ampliada pelo candidato.

 

3) 3ª. fase:

Entrevista com os candidatos em que se avaliará o interesse e envolvimento do aluno com o tema de investigação proposto, bem como suas afinidades na área de cultura e educação.

Esta etapa será realizada nos dias 23 e 24 de julho, em horário e sala a serem divulgados de acordo com o número de candidatos aprovados na primeira fase. As listas de aprovados e indicações de horários serão afixados junto à secretaria do Departamento de História da Arte.

 

ATENÇÃO: os candidatos serão responsáveis pela verificação dos horáriosda realização das etapas do exame e deverão estar no campus ao menos 15 minutos antes da realização das provas. Resultados e informações serão afixadas junto à secretaria do curso de História da Arte. A ausência nos exames resultará em desclassificação. Casos excepcionais serão julgados pela comissão avaliadora.

 

 

Da Banca Examinadora

A banca examinadora será composta por membros da equipe coordenadora do projeto, integrando a Comissão de Seleção juntamente com membros da FapUnifesp.

 

 

Resultado da Avaliação

Todas as divulgações serão disponibilizadas exclusivamente no Portal da Fap-Unifesphttp://www.fapunifesp.edu.br/ , cabendo aos candidatos a inteira responsabilidade de informar-se sobre os mesmos. A lista final de aprovados será divulgada no dia seguinte ao término do processo de seleção deste edital.

 

 

Da Cláusula de Reserva

A Coordenação do Projeto e a Fap-Unifesp reservam-se o direito de resolver, de comum acordo, os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital;

A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Fap-Unifesp, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza, e

Interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverão ser requeridos, pessoalmente ou por procuração pública, e entregues em duas vias (original e cópia) ao Senhor Leonardo Porto – RH – Fap-Unifesp – Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 – 7º. Andar – sala 704 – Vila Clementino/São Paulo/SP, após a publicação dos resultados, até o dia 26/07/2014 no horário das 09h00min às 12h00min e das 13h00min às 16h00min (horário de Brasília). Não há expediente na Fap nos sábados e domingos. Os recursos serão apreciados pela Comissão de Seleção, que decidirá, soberanamente, pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

Não será aceita interposição de recursos por via postal, fac-simile, e-mail, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

 

 

Bibliografia Sugerida:

AS METAS do Plano Nacional de Cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2012.

 

ESTRUTURAÇÃO, institucionalização e implementação do SNC (Sistema Nacional de Cultura). Brasília: Ministério da Cultura, 2011.

 

HORTA, M. L. P., GRUNBERG, E., MONTEIRO, A. Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999. Disponível em: http://search.4shared.com/postDownload/9nn0N0TE/Guia_Bsico_de_Educao_Patrimoni.html

 

MARQUES, Isabel A.2003 "Dançando na Escola", Editora Cortez.

 

METAS do Plano Nacional de Cultura, http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/3dc312fb-5a42-4b9b-934b-b3ea7c238db2. Disponível online em 24.06.2013.

 

PLANO Nacional de Cultura, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm. Disponível online em 24.06.2013.

 

PLANO da Secretaria da Economia Criativa – Política diretrizes e ações, 2011 a 2014. Brasília: Ministério da Cultura, 2012

 

RANCIÈRE, Jacques. 2010. O espectador emancipado. Lisboa: Editora Orfeu Negro, 2010.

 

TURINO,Célio.Ponto de Cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009 disponível para download: http://www.celioturino.com.br/br/livros.html

 

VARINE, Hugues de. As Raízes do Futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.

 

Obs.: será criada uma pasta na xerox do campus com os textos mais relevantes. O material disponível online pode ser consultado a qualquer momento pelos candidatos.

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

 

Nome completo do aluno:

 

Data de nascimento:

 

RG:

 

CPF:

 

Curso:

 

Ano (ou Termo):

 

Endereço com CEP:

 

Telefone fixo: (0XX)

 

Celular: (0XX)

 

e-mail:

 

 

OBS: (caso considere pertinente)