Ouvidoria EAD

EDITAL Nº 32/2020 -TELESSAÚDE BRASIL REDES- Bolsistas – INÍCIO

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, contrato nº 098/2018, com o objetivo de apoiar o projeto “Telessaúde Brasil Redes”, referente ao Termo de Execução Descentralizada nº 37/2018, firmado entre o Ministério da Saúde e a UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, torna pública a abertura de inscrição destinada a selecionar Bolsistas para apoio do referido projeto, conforme perfil e atividades descritos abaixo.

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente seleção de bolsista será regida por este Edital e será supervisionada e executada pela Coordenação do Núcleo Técnico-Científico Telessaúde Brasil Redes Unifesp.

1.2. O presente edital destina-se à seleção de 13 profissionais com nível compatível com o cargo/função, para compor a equipe de pesquisa e desenvolvimento de ações no âmbito da política pública, do desenvolvimento humano, bem como as ações acadêmicas ligadas ao ensino a distância, pesquisa e extensão no programa Telessaúde Brasil Redes Unifesp, pelo período de 3 meses, com possibilidade de prorrogação do termo de bolsa, caso haja prorrogação de vigência do projeto, conforme atividades descritas abaixo:

 

CARGO / FUNÇÃO COD. VAGA Nº DE VAGAS CARGA HORÁRIA SEMANAL VALOR DA BOLSA MENSAL
Coordenador Temático I – Médico CTI-M 2 20 horas R$ 3.000,00
Coordenador Temático I – Enfermeiro (a) CTI-ENF 1 20 horas R$ 3.000,00
Coordenador Temático I – Regulação CTI-REG 2 20 horas R$ 3.000,00
Coordenador Temático II – Web Designer Áudio e Vídeo CTII -WAV 1 20 horas R$ 2.000,00
Coordenador Temático II – Gestor de Projeto Senior CTII-GPS 1 20 horas R$ 2.000,00
Coordenador Temático II – Desenvolvedor Integração I CTII-DESI-I 1 20 horas R$ 2.000,00
Assistente de Pesquisa IA (graduado) ou Assistente de Pesquisa IIA (mestrando)* AP-IEII-A 2 30 horas De R$ 2.893,35 a R$ 3.000,00
Assistente de Pesquisa IB (graduado) ou Assistente de Pesquisa IIB (mestrando)* AP-IEII-B 3 30 horas De R$ 2.893,35 a R$ 3.000,00

* valor da bolsa poderá variar de acordo com nível de formação.

  1. DA INSCRIÇÃO

 2.1. Período de inscrição: das 0h do dia 17/09/2020 até às 23h59min do dia 23/09/2020 (horário de Brasília).

2.2. Os candidatos deverão encaminhar para o e-mail secretaria.telessaude@unifesp.br e em cópia para recrutamento@fapunifesp.edu.br, com a identificação no campo assunto com número do edital + nome completo do candidato + código da vaga, os documentos abaixo relacionados:

2.2.1. Currículo Lattes completo em formato pdf – para as vagas Coordenador Temático I – Médico, Coordenador Temático I – Enfermeira e Coordenador Temático I – Regulação.

2.2.2. Currículo Vitae em formato pdf – para as vagas de Coordenador Temático II – Web Designer Áudio e Vídeo, Coordenador Temático II – Gestor de Projeto Senior e Coordenador Temático II – Desenvolvedor Integração I.

2.2.3. Currículo Vitae e Comprovante de Escolaridade, ambos em formato PDF – para as vagas Assistente de Pesquisa IA (graduado) ou Assistente de Pesquisa IIA (mestrando) e Assistente de Pesquisa IB (graduado) ou Assistente de Pesquisa IIB (mestrando).

2.3. Outros documentos poderão ser solicitados, a critério da Coordenação do projeto.

2.4. Não serão aproveitados currículos ou documentos apresentados em processos seletivos anteriores, tornando-se indispensável nova entrega, mesmo que dos mesmos documentos.

  1. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

3.1. Apenas serão aceitas inscrições que obedecerem aos prazos estipulados no cronograma apresentado neste Edital;

3.2. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

3.3. No currículo vitae deverão constar as seguintes informações: nome do candidato, endereço residencial completo, telefones de contato, endereço eletrônico, foto, formação acadêmica, experiências profissionais, etc.

3.4. A análise dos currículos será pautada nos requisitos exigidos para cada um dos itens indicados na tabela de pontuação da respectiva vaga.

3.5. À coordenação do projeto fica reservado o direito de excluir do processo seletivo aquele que não encaminhar os documentos obrigatórios por e-mail, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 4.DOS REQUISITOS

4.1. Coordenador Temático I – Médico:

4.1.1. Formação: Nível superior em Medicina, Doutorado.

4.1.2. Requisitos/Competências: Experiência profissional comprovada (mínimo 24 meses) em Medicina em Telessaúde na Atenção Básica.

4.1.3. Disponibilidade: 20 horas semanais.

 

4.2. Coordenador Temático I – Enfermeiro(a):

4.2.1. Formação: Nível superior em Enfermagem; Doutorado.

4.2.2. Requisitos/Competências: Experiência profissional comprovada (mínimo 24 meses) em Enfermagem em Telessaúde na Atenção Básica

4.2.3. Disponibilidade: 20 horas semanais.

 

 4.3. Coordenador Temático I – Regulação:

4.3.1. Formação: Nível superior com formação na área de saúde.

4.3.2. Requisitos/Competências:  Atuação mínima de 10 anos na gestão do SUS. Atuação em Central de Regulação Municipal. Experiência em tutoria de cursos com a temática da regulação em saúde. Conhecimento do AVA-Moodle no perfil professor.

4.3.3. Disponibilidade: 20 horas semanais.

 

4.4. Coordenador Temático II – Web Designer Áudio e Vídeo:

4.4.1. Formação: Formação em Comunicação Social, Audiovisual, Rádio e TV, Cinema, Publicidade ou área correlata.

4.4.2. Requisitos/Competências: Experiência comprovada em edição de vídeos para web; Domínio de softwares competentes (Premiere/Final Cut); Conhecimento básico de After Effects, Photoshop, Illustrator. Desejável: Conhecimento de storytelling; Ilustração e/ou 3D; Trabalhos com EaD; Conhecimento em gerenciamento de redes sociais.

4.4.3. Disponibilidade: 20 horas semanais.

  

4.5. Coordenador Temático II – Gerente de Projetos Senior:

4.5.1. Formação: Graduação em Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados ou áreas correlatas, com pós-graduação (mestrado ou doutorado) na linha de sistemas distribuídos.

4.5.2. Experiência em gerência de projetos de software, equipes e infraestrutura, no contexto da pesquisa e desenvolvimento. Domínio de técnicas de engenharia de software e requisitos. Expertise na análise, elaboração e refino de arquiteturas de software distribuído. Experiência na elaboração de modelos de dados de aplicação. Domínio de técnicas modernas de integração de software como serviço.

4.5.3. Requisitos/Competências: Gestão de projeto, equipes e infraestrutura no desenvolvimento, integração, elaboração e implantação de sistemas relacionados a PegaSus.

4.5.4. Conhecimentos Avançados: Ferramentas de gestão (ClickUp, Jira, RedMine e Monday); Ferramentas de projeto, gestão e visualização de modelos de dados (DBeaver e DBDiagrams); Ferramentas de teste (testlink); Ferramentas de versionamento de software (Github, Gitlab); PHP5; HTML5; CSS; Javascript; ReactJS; Banco de Dados (MySQL, PostgreSQL, Oracle).

4.5.5. Disponibilidade: 20 horas semanais.

 

4.6. Coordenador Temático II – Desenvolvedor Integração I:

4.6.1. Formação: Graduação concluída ou em curso em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados ou áreas correlatas.

4.6.2. Experiência avançada em desenvolvimento, implantação e integração de software no contexto da pesquisa e desenvolvimento; Expertise na elaboração e codificação de modelos e bancos de dados de aplicações; Domínio na implementação e uso de APIs Web RESTful; Experiência com integração de sistemas distribuídos com vídeo síncrono.

4.6.3. Requisitos/Competências: Análise, desenvolvimento, integração, elaboração e implantação de modelos de dados e sistemas relacionados ao PegaSus.

4.6.4. Conhecimentos Avançados: Ferramentas de projeto, gestão e visualização de modelos de dados (DBeaver e DBDiagrams); PHP5; HTML5; CSS; Javascript; ReactJS; Banco de Dados (MySQL, PostgreSQL, Oracle); WebSockets; Ferramentas de teste (testlink); Ferramentas de versionamento de software (Github, Gitlab).

4.6.5. Atribuições: Análise de sistemas; Desenvolvimento de software; Integração de Software via APIs; Elaboração de modelos de dados; Implantação de Software; Manutenção e suporte a Software; Execução de testes.

4.6.6. Disponibilidade: 20 horas semanais.

 

4.7. Assistente de Pesquisa IA (graduado) ou Assistente de Pesquisa IIA (mestrando)

4.7.1. Formação: Ensino Superior Completo em Matemática, Estatística, Atuária, Engenharia, Física ou áreas afins.

4.7.2. Requisitos/Competências: Conhecimento avançado em planilhas e VBA (Visual Basic for Applications). Experiência comprovada na preparação de manuais e documentos. Conhecimentos computacionais avançados (internet e pacote Office) e redação avançada.

4.7.3. Disponibilidade: 30 horas semanais.

 

4.8. Assistente de Pesquisa IB (graduado) ou Assistente de Pesquisa IIB (mestrando)

4.8.1. Formação: Ensino Superior Completo em Administração de Empresas, Matemática, Estatística, Atuária, Engenharia, Física ou áreas afins.

4.8.2. Requisitos/Competências: Conhecimentos computacionais avançados (internet e pacote Office) e redação avançada. Desejável experiência em conciliação, auditoria e compliance de contas e planos de trabalho.

4.8.3. Disponibilidade: 30 horas semanais.

  

  1. DA SELEÇÃO

5.1. O processo de seleção consiste de uma etapa inicial de análise dos currículos e documentos comprobatórios do perfil solicitado. Esta etapa classificará três candidatos para a segunda fase. A segunda fase consistirá de entrevista dos candidatos pela Comissão de Seleção, constituída por membros indicados pela Coordenação do Projeto.

As fases do processo seletivo encontram-se descritas conforme quadro abaixo:

FASES CARÁTER PERÍODO
1ª Fase Inscrições Classificatório e Eliminatório 17/09/2020 a 23/09/2020
Análise de currículo Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase 24/09/2020
2ª Fase Entrevista On-Line Classificatório e Eliminatório 25/09/2020 a 28/09/2020
Divulgação dos candidatos aprovados 29/09/2020
Início Entrega de documentação 29/09/2020
Início das atividades 30/09/2020
Obs.: Todas as divulgações serão disponibilizadas exclusivamente no Portal da Fap-Unifesp:

http://www.fapunifesp.edu.br/ cabendo aos candidatos a inteira responsabilidade de informar-se sobre os mesmos.

5.1.1. 1ª Etapa (peso 6) – caráter eliminatório e classificatório: análise do perfil do candidato com base nas informações do currículo.

5.1.1.1. O resultado desta etapa e a convocação para a 2ª etapa com local, data e horário serão disponibilizadas exclusivamente no Portal da FapUnifesp: http://www.fapunifesp.edu.br, a partir de 24/09/2020, cabendo aos candidatos a inteira responsabilidade de informar-se sobre os mesmos.

5.1.1.2. Nesta etapa, todos os candidatos com a mesma pontuação para a última colocação serão convocados para a 2ª etapa.

5.1.1.3. Todos os itens mencionados no currículo demandam comprovação documental, sob pena ter sua classificação rebaixada ou mesmo ser excluído do Processo Seletivo.

5.1.2. 2ª Etapa (peso 4) – caráter eliminatório e classificatório: entrevista. Ocorrerá a partir de 25/09/2020, e será on-line (devido à Pandemia de COVID-19).

5.1.2.1 A banca avaliadora será composta por membros da coordenação do projeto e da FapUnifesp.

5.1.2.2. A entrevista avaliará os seguintes itens: avaliação do interesse na instituição, disponibilidade para atividades presenciais; avaliação da fluência verbal, atitude, postura, objetividade e maturidade; defesa coerente dos dados apresentados no formulário de inscrição; experiência em EaD; afinidade com a atenção básica e com telessaúde. Será atribuída uma nota de zero a dez (10,0) e será considerado eliminado no processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a cinco (5,0).

5.1.3. A nota final do candidato será constituída da média ponderada das notas obtidas nas duas etapas do processo seletivo, de acordo com os respectivos pesos.

  1. DA CONTRATAÇÃO

6.1. Os Candidatos selecionados deverão enviar para a secretaria do projeto a documentação complementar relacionada no item 8.

 

      7DA DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO

7.1. Os candidatos aprovados deverão entregar pessoalmente ou por procuração com poderes específicos para tal, nos locais, datas e horários indicados no resultado final, a seguinte documentação:

7.1.1. Ficha para confecção do Termo de Bolsa preenchido, que será enviado por e-mail pela secretaria do Núcleo Estadual de Telessaúde SP Unifesp;

7.1.2. Declaração de Vínculo, Declaração de Parentesco com Funcionários, Declaração de Vínculo Contratual que serão enviadas por e-mail pela secretaria do Núcleo Estadual de Telessaúde SP Unifesp e deverão ser assinadas e entregues pessoalmente na secretaria do núcleo;

7.1.3. RG digitalizado (frente e verso) em formato PDF – O documento pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação ou pela carteira de registro profissional, desde que nestes documentos constem o número de RG e foto;

7.1.4. CPF digitalização em formato PDF – É necessário cadastrar apenas o número, assim, neste caso, pode ser apresentado o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (desde que em um desses documentos conste a informação);

7.1.5. Comprovante de endereço atualizado – conta de água, luz, ou telefone fixo, bem como cópia de contrato de aluguel;

7.1.6. Comprovante de dados bancários de conta do Banco do Brasil, de titularidade do favorecido. Conta salário e conta universitária não serão aceitas. Não serão aceitas conta de outros bancos;

7.1.7. Comprovante de Escolaridade – Do último curso realizado (Ensino fundamental, médio, graduação, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado). Com apresentação de diploma e/ou certificado que comprove o requisito para a percepção da bolsa.

7.2. Serão considerados desistentes os candidatos convocados para entrega de documentos que não comparecerem nos locais, datas e horários indicados no resultado preliminar.

 

  1. DO RESULTADO FINAL

8.1. A lista final dos candidatos aprovados no processo seletivo será divulgada no endereço: http://www.fapunifesp.edu.br/, a partir de 29/09/2020.

8.2. Os candidatos com situação “Habilitado – Em lista de Espera” poderão ser chamados ao longo do período das atividades para cobrir possíveis vacâncias.

 

  1. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

9.1. A interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverá ser requerida, pessoalmente ou por procuração pública, e entregue em duas vias (original e cópia) no Departamento de Recursos Humanos da FapUnifesp – Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 – 8º Andar – Vila Clementino – São Paulo – SP, em até no máximo 24 horas após a divulgação dos resultados, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h (horário de Brasília). Não há expediente na FapUnifesp aos sábados e domingos. Os recursos serão apreciados pela Comissão de Seleção, que decidirá, soberanamente, pelo seu deferimento ou indeferimento. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão. Não será aceita interposição de recursos por via postal, fac-símile, e-mail, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

 

  1. DA REMUNERAÇÃO

10.1. O aprovado fará jus a uma bolsa mensal conforme tabela do Item 1, deste edital, segundo a tabela de bolsas da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp.

10.2. As bolsas serão pagas por até 3 meses, correspondendo ao período de vigência do contrato entre o Núcleo Estadual de Telessaúde SP Unifesp e a FapUnifesp.

10.4. O pagamento das bolsas será executado pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp.

10.5. Não será permitido acúmulo de bolsas pagas pela FapUnifesp, dentro do mesmo Projeto.

10.6. A bolsa não configura em vínculo empregatício com a Unifesp, sob hipótese alguma.

10.7. As despesas com alimentação, diárias e deslocamentos para as atividades presenciais e loco regionais ficarão a cargo do bolsista.

 

     11DO INÍCIO DAS ATIVIDADES

O início das atividades será a partir de 30/09/2020.

 

  1. DA CLÁUSULA DE RESERVA

12.1. A Coordenação do Projeto e a FapUnifesp reservam-se o direito de resolver, de comum acordo, os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital;

12.2. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da FapUnifesp, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza;

12.3. Por interesse da Coordenação ou da FapUnifesp, o projeto, objeto deste Edital, poderá ter o seu prazo de duração reduzido e/ou prorrogado, assim como também a(s) vaga(s) oferecida(s);

12.4. O presente Edital tem validade por 3 meses.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Esclarecimentos sobre este Edital poderão ser obtidos, exclusivamente por meio de mensagens de correio eletrônico, enviadas para os e-mails fap@fapunifesp e secretaria.telessaude@unifesp.br, com assunto “Edital nº 32/2020 – Processo Seletivo para Bolsistas – Projeto Telessaúde Brasil Redes Unifesp” até a data final do processo de seleção; a coordenação do projeto reserva-se o direito de não prestar informações já contempladas por este Edital.

13.2. Não será permitida a participação neste Processo Seletivo de candidatos inscritos para mais de um cargo.

13.3. São de responsabilidade exclusiva dos candidatos todas as despesas necessárias para sua participação no Processo Seletivo, inclusive em decorrência de locomoção e hospedagem – estando a FapUnifesp e a Unifesp desoneradas de quaisquer despesas de participação

13.4. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela FapUnifesp em parceria com a coordenação do Projeto Telessaúde Brasil Redes Unifesp.

13.5. O candidato que prestar declaração falsa, omissa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou dispensado das atividades, na hipótese de já ter iniciado.

13.6. A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente Edital, e este declara, ao realizá-la, que atende todos os requisitos exigidos, responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

13.7. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância, mediante consulta aos sites informados no Edital, dos procedimentos e prazos estabelecidos no presente Edital.

13.8. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de eventuais alterações posteriores que venham a ser editadas em relação ao presente processo.

13.9. A FapUnifesp não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos dos computadores, congestionamento das linhas e comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem o acesso do candidato à página de divulgação dos processos.

13.10. O prazo de validade do presente Edital de Processo Seletivo será de até 6 (seis) meses, prorrogável uma vez, por igual período.

São Paulo, 17 de setembro de 2020