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EDITAL Nº 29/2020 – Metodologias Participativas para a construção de uma Educação em Direitos Humanos – Curso Semipresencial de Aperfeiçoamento UNIFESP/CIEE – Espaço de Cidadania – Bolsistas – Início

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, através de Acordo de Cooperação com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola–Espaço de Cidadania, Processo nº 23089.101230/2020-10, com o objetivo de apoiar o curso semipresencial de aperfeiçoamento em metodologias participativas para a construção de uma educação em Direitos Humanos com adolescentes (ou jovens), torna pública a abertura de inscrição destinada a selecionar bolsistas para apoio acadêmico ao referido curso, conforme perfil descrito abaixo:

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente seleção de Tutores à distância será regida por este Edital e será supervisionada e executada pela Pró Reitoria de Extensão de Cultura da UNIFESP – PROEC.

1.2. O curso ocorrerá no formato semipresencial e atenderá um público de 80 profissionais do CIEE, pelo período de 8 meses, perfazendo o total de 180 horas.

  1. DA FUNÇÃO, DAS ATIVIDADE E DAS VAGAS

2.1. Função: Tutores à distância para o curso semipresencial de aperfeiçoamento em metodologias participativas para a construção de uma educação em Direitos Humanos;

2.2. Número de vagas: 05 (cinco) vagas;

2.3. Duração do Contrato: 8 (oito) meses;

2.4. Descrição das atividades: apoiar pedagogicamente os estudantes do curso semipresencial de aperfeiçoamento em metodologias participativas para a construção de uma educação em direitos humanos, de forma a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e facilitar a relação teórico-prática. Além disso, os(as)tutores(as) serão convocados a participar de todos os momentos do curso, inclusive na orientação do trabalho de conclusão de curso.

2.5. Organização das atividades: as atividades de apoio pedagógico serão online e ocorrerão entre os dias 09/09/2020 e 01/03/2021, para auxílio e orientação de atividades em sala de aula virtual, além de atividades da interface com os docentes e a equipe de coordenação.

  1. DA DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DO TUTOR

3.1. Acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico do curso, mantendo contato permanente e constante com os Estudantes, Docentes e Coordenadores do Curso;

3.2. Atuar nas atividades de ensino, supervisionadas pelos Docentes do Curso e coordenação pedagógica;

3.3. Orientar os estudantes nas questões teórico-metodológicas, além de outras orientações relacionadas com os temas do curso;

3.4. Acompanhar diretamente o trabalho dos estudantes, orientando, dirimindo dúvidas, favorecendo a discussão dos conteúdos e práticas em desenvolvimento, em sintonia com as propostas e o planejamento dos Docentes e da Coordenação do curso. O(a) tutor(a) deverá responder a todas as manifestações, dúvidas e questões trazidas pelos cursistas;

3.5. Realizar a correção e retorno dos trabalhos acadêmicos, além dos trabalhos de recuperação e final dos Alunos;

3.6. Participar de capacitações e reuniões de ensino, acompanhamento e planejamento com coordenação e docentes do curso, em dias úteis, em horário comercial e/ou noturno;

3.7. Conhecer o perfil de cada aluno, facilitando a interação e a avaliação do desempenho;

3.8. Registrar todas as atividades realizadas com o aluno (declarações emitidas, contatos realizados, data, hora e motivo do comparecimento, dentre outros);

3.9. Avisar previamente a Coordenação, caso necessite ausentar-se do curso por algum motivo de força maior.

3.10. Haverá reuniões à distância, frequentes, com a Coordenação Pedagógica, em datas a serem definidas em cronograma específico.

  1. DOS REQUISITOS

4.1. Gerais

4.1.1. Candidato(a) deve possuir formação de nível superior em cursos de Graduação reconhecidos pelo MEC, das áreas de humanas e/ou afins, que tragam discussão sobre Educação em Direitos Humanos;

4.1.2. Comprovar formação pós-graduada ou estar vinculado a um programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES;

4.1.3. Ter cumprido carga horária de Metodologia Científica em curso ou programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES;

4.1.4. Ter elaborado Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Projeto de Pesquisa em algum momento de sua formação;

4.1.5. Ter familiaridade com inclusão social e disponibilidade em trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais e/ou sob condição de vulnerabilidade social;

4.1.6. Ter facilidade de comunicação, espírito de liderança e colaborativo, para trabalhar em equipe;

4.1.7. Deverá cumprir a carga horária do curso estabelecida para o eixo temático de interesse, portanto deve ter facilidade de acesso aos alunos, principalmente àqueles com maior dificuldade de aprendizado.

4.2. Específicos

4.2.1. O(A) candidato(a) deverá estar disponível aos Alunos e Docentes sempre que necessário;

4.2.2. Se apresente proativo aos Alunos, especialmente na adaptação de material didático e dinâmica necessária para facilitar o aprendizado.

  1. DA INSCRIÇÃO

5.1. Período de inscrição: do dia 28/08/2020 até às 23h59min do dia 01/09/2020 (horário de Brasília)

Quadro 1 – Vagas e convocações

 

CARGO VAGAS
DISPONÍVEIS
ANÁLISE DE DOCUMENTOS
ATÉ A CLASSIFICAÇÃO*
CONVOCAÇÃO
PARA A 2ª FASE ATÉ A CLASSIFICAÇÃO
TUTOR ONLINE 05 15 10

*Todos os candidatos com a mesma nota para a última colocação serão convocados.

5.2. Os (As) candidatos (as) deverão se inscrever e enviar os documentos por meio do formulário, no endereço https://webapp.sead.unifesp.br/index.php?c=Formulario&m=preencher&cod=186 e por meio de envio de Currículo Vitae, para o endereço recrutamento@fapunifesp.edu.br.

5.3. O(A) candidato(a) deverá digitalizar documento em formato PDF com no máximo 2 Mb de tamanho e anexar arquivo único para cada item. Durante o período das inscrições o formulário poderá ser acessado para atualização dos dados e envio dos documentos listados abaixo:

5.3.1 Fotocópia simples do CPF (Pode ser anexada a Carteira de Identidade, frente e verso, ou a Carteira Nacional de Habilitação, frente e verso, caso conste o número do CPF);

5.3.2 Fotocópias autenticadas dos diplomas (frente e verso), certificados ou declarações de conclusão dos cursos relacionados nos itens 7 e Quadro 2 deste Edital, por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;

5.3.3 Fotocópia simples do comprovante de nome social (caso faça uso do mesmo) em atenção ao Decreto nº 8.727 de 28/04/2019;

5.3.4 Comprovação documental dos itens constantes do quadro 2;

5.3.5 Os candidatos estrangeiros devem apresentar: Fotocópia simples do Visto de permanência definitiva no Brasil; Fotocópia simples do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros); Fotocópia simples do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, em nível intermediário superior, expedido pelo Ministério da Educação (CELPE-BRAS);

5.4. À UNIFESP fica reservado o direito de excluir do Processo Seletivo aquele candidato que fornecer dados inverídicos;

5.5. Das vagas destinadas ao cargo de TUTOR ONLINE, ficam reservadas 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência. Tais vagas ficarão liberadas se não houver inscrição de candidatos com deficiência. É assegurado à pessoa com deficiência inscrever-se neste Processo Seletivo em

igualdade de condições com os demais candidatos. Pelo formulário de inscrição, por arquivo digitalizado no formato PDF com no máximo 2 Mb de tamanho, o (a) candidato (a) deverá anexar o laudo médico atestando o tipo de deficiência e o seu grau, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação com expressa referência ao Código Internacional de Doenças – CID10. A definição do (a) candidato (a) com deficiência observará os termos do Decreto nº 3.298/99 e Lei nº 7.853/89;

5.6. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância, mediante consulta aos sites informados no Edital, dos procedimentos e prazos estabelecidos no presente Edital;

5.7. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de eventuais alterações posteriores que venham a ser editadas em relação ao presente processo;

5.8. O(a) candidato(a) deve ter acesso à internet e gerenciar correio eletrônico (e-mail) próprio.

5.9. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a entrega, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese;

5.10. O(A) candidato(a) que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou da atividade durante o Curso;

5.11. Não há taxa de inscrição para investidura ao cargo.

5.12. A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente Edital, e este declara, ao realizá-la, que atende todos os requisitos exigidos para o exercício da Tutoria, responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

  1. DA SELEÇÃO

6.1. A seleção dos Tutores de que trata este Edital será feita em duas fases, sendo a nota final o resultado da pontuação obtida em cada uma das fases descritas abaixo:

6.1.1. 1ª Fase (Peso 5): Caráter eliminatório. Os inscritos para o cargo de Tutor, serão classificados através de análise dos documentos. A Coordenação Curso Semipresencial de Aperfeiçoamento UNIFESP/CIEE Espaço de Cidadania analisará os documentos no dia 02/09/2020 e caso todos os requisitos estejam atendidos, os candidatos serão convocados para a 2ª Fase de entrevistas;

6.1.2. 2ª Fase (Peso 5): O processo avaliativo da 2ª Fase tem caráter eliminatório para os (as) candidatos (as) que não obtiverem o percentual mínimo de 60%. A entrevista individual será realizada via plataforma virtual (Google meet) e avaliará os seguintes itens: avaliação do interesse

na instituição, no curso e na área científica; disponibilidade para atividades online; avaliação da fluência verbal, atitude, postura, objetividade e maturidade; defesa coerente dos dados apresentados no curriculum vitae.

  1. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

7.1 Os resultados do processo seletivo e convocações serão divulgados nos endereços htp://www.unifesp.br/reitoria/proex e http://www.fapUnifesp.edu.br e constarão de uma relação nominal dos candidatos inscritos, em ordem alfabética contendo a classificação e o resultado da seleção, de acordo com os cronogramas abaixo:

 

CHAMADA/RESULTADO DIVULGAÇÃO ENTREVISTA E ENTREGA DE DOCUMENTOS*
a partir de A partir de 03/09/2020
RESULTADO FINAL A partir de 08/09/2020

7.2 O número de chamadas poderá ser acrescido na eventualidade do não preenchimento de vagas, a critério da coordenação do curso;

7.3 Em caso de empate entre os candidatos, os critérios para desempate obedecerão a ordem de maior pontuação do Quadro 2 e maior

idade.

7.4 O candidato que não comparecer nas datas e horários previamente agendados, de qualquer uma das fases, será excluído do Processo Seletivo ou da atividade durante o Curso.

Quadro 2 – Itens de Pontuação

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PONTUAÇÃO MÁXIMO
Número de meses em atividades de Tutoria ou Docente presencial nos últimos 3 anos (0,5 ponto por cada mês) 0,5 12
Professor – Curso ou disciplinas de graduação e/ou pós-graduação 10 20
Participação como Docente ou Tutor em cursinhos populares 5 10
Participação como Docente ou Tutor na Educação de Jovens e Adultos (EJA) 10 20
Participação como Docente ou Tutor em Educação Inclusiva 15 30
Acompanhamento Terapêutico de alunos de Inclusão Social 10 10
Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso – Curso de Especialização 10 30
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Especialização na área da saúde com elaboração de TCC 15 30
Especialização na área pedagógica com elaboração de TCC 20 40
Mestrado (Acadêmico ou Profissionalizante) – concluído 30 30
Doutorado – concluído ou em andamento 35 35
Pós-Doutorado – concluído ou em andamento 35 35
Total 302

 

  1. DO RESULTADO FINAL

8.1. A lista final será divulgada nos endereços oficiais do curso (http://www.unifesp.br/reitoria/proex/ e http://www.fapunifesp.edu.br) a partir de 08/09/2020.

8.2. Os candidatos aprovados que não forem chamados segundo disponibilidade de vaga comporão a Lista de Espera e poderão ser chamados ao longo do curso para cobrir possíveis vacâncias.

  1. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS/DA CLÁUSULA DE RESERVA

9.1. A Coordenação do Projeto e a FapUnifesp reservam-se o direito de resolver, de comum acordo, os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital;

9.2. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da FapUnifesp, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

9.3. Por interesse da FapUnifesp, o projeto, objeto deste Edital, poderá ter o seu prazo de duração reduzido e/ou prorrogado, assim como também disponibilidade de vaga(s) oferecida(s);

9.4. Os servidores públicos deverão apresentar autorização de sua instituição para participar do projeto no cargo/função em que se inscreveu no dia da entrega do currículo, conforme previsto no Edital.

9.5. No decorrer do projeto, o desempenho na função será avaliado pela coordenação do projeto, cujo resultado implicará na continuidade ou desligamento do profissional;

9.6. A interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverá ser requerida até às 23h:59min do dia 04/09/2020, através do e-mail fap@fapunifesp.edu.br.

  1. DO VALOR DAS BOLSAS DE ESTUDO E PESQUISA

10.1. Os tutores terão vínculo de BOLSISTAS e farão jus a um pagamento mensal das bolsas de estudo e pesquisa no valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) por um período de 8 (seis) meses;

10.2. O pagamento de bolsa não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício com a UNIFESP.

10.3. As despesas com deslocamentos e diárias ficarão a cargo dos bolsistas.

10.4. É vedado o pagamento de bolsas previstas neste edital para candidatos(as) selecionados(as) que tenham grau de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

10.5 Não será permitido o acúmulo de bolsas entre os programas – Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI); Monitoria remunerada; Jovens Talentos; PET; Extensão (PIBEX, BIG – ou vínculo empregatício. Caso o(a) estudante seja aprovado em mais de um programa de bolsas, deverá optar por um deles.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. Caso o Tutor necessite se desligar do curso deverá comunicar por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, à Coordenação do Curso, que analisará o pedido de desligamento;

11.2. Em caso de descumprimento das atividades dos Tutores, os respectivos profissionais serão advertidos e, na reincidência, será efetivado o seu desligamento automático. No caso de descumprimento grave, mediante avaliação da Coordenação do Curso, os profissionais poderão ter seu desligamento automático. Não haverá pagamento de bolsa referente ao mês do desligamento ou no caso do descumprimento da carga horária prevista, sem aviso prévio à Coordenação do curso;

11.3. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do correio eletrônico: metodologias@unifesp.br reserva-se o direito de não prestar informações já contempladas por este Edital;

11.4. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância, mediante consulta aos sites informados no Edital, dos procedimentos e prazos estabelecidos no presente Edital;

11.5. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de eventuais alterações posteriores que venham a ser editadas em relação ao presente processo, bem como às disposições constantes dos anexos deste Edital.

11.6. A realização e o início das ofertas dos cursos deste edital estão condicionados a disponibilidade de recursos para sua realização.

São Paulo, 28 de agosto de 2020