Lançamento

Zoeira site

Centésimo título da Editora Unifesp, “A Maior Zoeira” na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo discute como se estabelecem e funcionam as relações de jovens da periferia de São Paulo entre si e com outros atores sociais. Análise oriunda de pesquisa situada na interface entre antropologia, estudos culturais e educação, seu autor, o antropólogo, pesquisador e professor Alexandre Barbosa Pereira, busca compreender como as Experiências juvenis modificam e são modificadas por outras experiências (escolares, territoriais, tecnológicas, de gênero, de classe social e de raça).
O local privilegiado de observação dessas interações e vivências foram quatro escolas da periferia de São Paulo – cujo cotidiano foi acompanhado de perto pelo autor –, expandindo-se a partir daí para as ruas e, no ambiente virtual, para as redes sociais, abrangendo temas como música, linguagem, postura, moda, expressão e sexo. Sua análise apresenta amplo embasamento teórico e demonstra grande capacidade de dialogar com diferentes tradições teóricas e campos científicos, e se enriquece sobremaneira quando, ao acompanhamento do cotidiano das escolas de periferia pelo autor, vem se acrescentar sua experiência como docente em uma escola particular de bairro central de São Paulo, quando então confrontam-se os ideais de um professor e a docência na prática.
As novas vivências juvenis e sua relação com a tecnologia pedem modificações no modo como a escola está estruturada e no papel de cada um dos atores nela envolvidos. Nesse sentido, esta obra dá sua contribuição para o entendimento dos rumos que tomam atualmente a escola e as relações que nela se travam. Aponta pistas de sua nova configuração e de seu novo papel. Revela-se, assim, leitura essencial tanto para aqueles que pretendem se dedicar à educação quanto para aqueles que já atuam na área.

Informações:

Tel. 55 11 2368-4022 / editora.divulgacao@editoraunifesp.com / www.editoraunifesp.com.br / www.facebook.com/EditoraUnifesp