Lançamento

 

dialogo das civilizacoes dentro

 

Em 2013 ocorreu em São Paulo o seminário internacional “Diálogo das Civilizações” na Biblioteca Mário de Andrade e na Universidade de São Paulo (USP). O mais recente lançamento da Editora Unifesp, a coletânea Diálogo das Civilizações: Cultura e Passagens, organizada por Olgária Matos, Denise Milan e Javier Amadeo, reúne as contribuições resultantes desse evento.
Especialistas renomados das mais diversas áreas – artes plásticas, filosofia, literatura, direito, diplomacia,entre outras – expõem, de uma perspectiva sólida e bem fundamentada, os caminhos e as razões – que por vezes remetem à origem do planeta e da humanidade, raiz do diálogo primeiro das civilizações – pelos quais acreditam ser possível às nações, às religiões e aos indivíduos superarem suas naturais diferenças para alcançar um diálogo e uma compreensão que lhes permitam a paz e o entendimento.
Nesses escritos, em abordagens históricas, filosóficas, teológicas e literárias, que abarcam de questões cosmogônicas ao convívio cultural na época medieval, e sem perder o ponto de vista da contemporaneidade, evidenciam-se os encontros e intercâmbios culturais entre cristianismo, judaísmo e islamismo da Idade Média até a atualidade. Na base dessas reflexões encontra-se a ideia de que, em vez de pensar as diferenças culturais como fonte de conflito, está na cultura a chave para a compreensão dessas diferenças e para a possibilidade de convivência harmoniosa entre elas.
Mais do que qualquer outra coisa, cada um deles, como propagador da viabilidade de entendimento e diálogo, revela as possibilidades reais do convívio intercultural e inter-religioso como base para uma cultura de paz.

Informações:

Tel. 55 11 2368-4022 / editora.divulgacao@editoraunifesp.com / www.editoraunifesp.com.br / www.facebook.com/EditoraUnifesp