Contas aprovadas

Demonstrativos financeiros da FapUnifesp são aceitos, sem ressalva, pelos Conselhos Curador e Fiscal da Fundação

 

São Paulo, 16 de junho de 2014 – Os demonstrativos financeiros da Fundação de Apoio da Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, foram aprovados, sem ressalvas, pelo Conselho Fiscal, e Conselho Curador da FapUnifesp, em suas reuniões para avaliação da gestão 2013, realizadas no final de maio. Estes documentos foram também apresentados  e aprovados pelo Conselho Universitário da Unifesp em 11 de junho. “A aprovação dos demonstrativos é o reconhecimento objetivo e público de nossa dedicação à reorganização dos aspectos administrativos da Fap”, comenta Profª. Anita Straus Takahashi, Diretora Presidente da FapUnifesp.

Com essa etapa de prestação de contas concluída, a Direção da FapUnifesp estabeleceu um fluxo mais eficiente para o registro contábil dos aportes financeiros administrados pela Fundação, criando, internamente, estrutura mais ágil para esse segmento. “Estamos no caminho da profissionalização contínua da oferta de nossos serviços”, acrescenta Profª. Anita.

Durante o levantamento e análise das contas existentes, foi fundamental a participação de parceiros externos, prestadores de serviço, como a CONSULCAMP, auditoria e assessoria nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e controladoria de gestão. “A Fundação venceu grandes desafios técnicos e culturais, no último ano, ao realizar minuciosamente o levantamento contábil e financeiro apresentado às instâncias devidas”, pondera Lincoln Diones Martins, sócio-diretor da CONSULCAMP.

Ainda, como lembra Profª. Anita, nesse processo foi decisivo o envolvimento dos funcionários da FapUnifesp, bem como de seus usuários (coordenadores de pesquisas e demais profissionais relacionados aos projetos apoiados), que apresentaram os documentos disponíveis de movimentação financeira e administrativa de seus contratos sempre que demandados. “Todos se apresentaram de forma solícita e colaboraram para o esclarecimento das dúvidas que surgiram durante o processo de elaboração da prestação de contas.”

E mais, foi incontestável o apoio encontrado pela Diretoria da Fundação junto ao Conselho Curador “Tivemos o apoio e liberdade necessários para apurar os fatos na extensão de nossas possibilidades. Permitindo, assim, a entrega de uma análise fiel ao retrato de nossas contas neste momento”, diz Profª. Anita. Assim, o Relatório de Atividades de 2013 está sendo concluído e será disponibilizado no site da Fundação, no início do segundo semestre; bem como o balanço no Diário Oficial da União, até o final de junho.